quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os cães tem sentimento?!

Não é muito difícil aparecer de tempos em tempos um estudioso dizendo que os cães não tem sentimentos, tentando explicar cientificamente cada comportamento relacionado a esses animais.

Sinceramente é muita prepotência e egocentrismo achar que somente humanos possuem sentimentos, quem nunca ouviu uma história mostrando a devoção e fidelidade de alguns animais, eu mesmo tenho várias.

Uma dessas é a história de Hatiko um cão da raça Akita, que era de propriedade de um professor, que ia de trem todos os dias ao trabalho e sempre era acompanhado por seu fiel cachorro. Hatiko fez esse trajeto desde que era um filhote, levar seu dono até a estação e depois voltava a 3:30 da tarde para busca-lo, mas em um certo dia quando Hatiko chegou a estação para acompanhar seu dono de volta para casa, isso não aconteceu pois o professor ao qual ele sempre buscava teve um infarto no trabalho e veio a falecer.

Nesse dia Hatiko ficou até quando anoiteceu esperendo seu dono, e nunca mais ele voltou a vê-lo. Todos os funcionários da estação conheciam o professor e seu cachorro, por isso passaram a observar que todos os dias Hatiko aparecia por volta 3:30 da tarde e ficava em posição de sentinela, a espera de ver a silhueta da pessoa que ele mais amava, dentre as milhares de pessoas que por ali passavam.

Compadecidos da fidelidade do cachorro, todos começaram a cuidar de Hatiko, muitos tentarm oferecer um lar, com abrigo, comida carinho, mas o que realmente ele tinha em mente era que tinha um compromisso com seu dono, e nada poderia ser mais importante, e durante 10 anos todos os dias fazendo chuva, nevando ou quando o frio rasgava a pele, lá estava a figura do Akita branco como uma estátua, e com um olhar fixo na entrada da estação.

A história desse maravilhoso cão chamou a atenção da midia e depois de todo o país, muitos vinham de outras cidades só para ver de perto Hatiko, que após 10 anos de uma espera incansável, velho e muito doente finalmente ele descançou e pode finalmente ir para perto da pessoa que tanto amava.

Um comportamento assim só pode ter um nome “ Amor”, e sem sombra de dúvida é um sentimento, e quantas outras histórias de heroísmo, lealdade, companherismo que não conhecemos?

Estou realizando no CCZ de São Paulo um projeto de educação para animais com baixo potencial de adoção, e posso acompanhar como vivem aqueles animais, eles ficam tristes, abatidos, alguns apresentam fobias, outros apresentam emagrecimento rápido, outros demonstram irritabilidade constante com os companheiros de canil, pois sem alternativas lutam contra tudo,inclusive seus próximos.

Podemos ver claramente que alguns animais demonstram alguns comportamentos que muitas vezes não temos explicação, tais como a alegria em te receber ao chegar em casa, ficando juntinho a você bem quietinho em momentos ruins, mostrando solidariedade cuidando de outros animais, ficar acordado até você chegar e só depois ir se alimentar, etc.

Se isso não for algum tipo de sentimento, com certeza vou ter que rever meus conhecimentos com relação aos animais, pois só alguém que nunca teve um gato safado, um cachorro lambedor, um cavalo manhoso é que pode dizer que que esses seres maravilhosos não tem sentimentos.


Na verdade, na minha opinião, quem tem que procurar seus sentimentos são os racionais e opressores Homo Sapiens. (Transcrito)


Com carinho,

♥ Helena ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário