segunda-feira, 14 de junho de 2010

Como Água e Óleo

Estive pensando muito neste tema, e confesso que tenho me sentido incomodada a compartilhar um pouco sobre ele – Como Água e Óleo -, é estranho, mas as palavras só conseguem fluir naturalmente da minha alma quando vivo algo que se assemelhe ao que escrevo, ou seja, quando vivencio alguma experiência que me marca..., não me considero nenhuma poetisa, mas dizem que o poeta só consegue inspiração quando passa por sofrimentos..., realmente acho que isso tem um fundo de verdade sim, mesmo sem ser poetisa, eu consigo apenas sentar-me de frente ao computador, e os meus dedos simplesmente deslizam freneticamente por sobre os teclados e ao reler o que escrevi, vejo que foram palavras da minha alma, palavras que estavam entranhadas e escondidas dentro do meu ser, e ao tentar a liberdade através do diálogo, muitas vezes frustrado, tranca-se novamente num lugar íntimo do meu coração e só consegue sair novamente quando se vê ante a tela fria de um micro computador e diante de um teclado que espera criar vida ao toque dos meus dedos, onde as letras juntam-se formando sílabas, palavras, frases, parágrafos..., realidade..., a minha realidade.

É triste quando se tem algo melancólico para escrever, acabamos sofrendo mais de uma vez, mas ainda bem que quando temos algo que aconteceu e trouxe felicidade, ao escrever provamos a alegria pela segunda vez, e somos felizes de novo!

“Como Água e Óleo” é um relato triste sobre a grande diferença que existe entre essas duas substâncias que, apesar de se apresentarem num mesmo estado – líquido, são tão determinantemente diferentes! Você já percebeu o quanto a água e o óleo são iguais na semelhança de estado, mas tão diferentes em sua composição? Pois então, vamos conhecer um pouco sobre o significado da palavra água e da palavra óleo, segundo o Dicionário Aurélio, literalmente começaremos a ver quão diferentes eles são.

Água: Líquido incolor, inodoro, insípido, essencial à vida
Óleo: Nome comum a substâncias ger. viscosas e ger. inflamáveis, insolúveis em água, de origem animal ou vegetal.

Deu pra perceber como são diferentes, não é? Enquanto a água, apesar de ser sem cor, sem cheiro e sem sabor é essencial à vida; o óleo é inflamável, não dilui em água, nem se mistura a ela, e pode ser de origem animal e vegetal. Pra mim isso é bem claro, e não tenho nenhuma dificuldade em afirmar que, com as pessoas também é assim. Não é difícil encontrar pessoas como água e óleo, não se misturam de jeito nenhum. Quando isso se limita as substâncias, tudo bem, até compreendemos e nem traz tantos prejuízos, mas quando se trata de pessoas, seres humanos que, mesmo convivendo juntos não conseguem se... “afinar”, se misturar em ideais, nem idéias, aquela coisa mesmo de afinidades, sabe? Pois é, fica muito estranho, pra não dizer, muito triste quando isso acontece.

Não me estenderei muito dissertando sobre a água e o óleo, como dizem por aí, “pra um bom entendedor, meia palavra basta”, e como considero os meus leitores, ótimos entendedores, isso significa que estou até me estendendo demais (rsrs).

Deus os abençoe.
Com carinho,
Helena.

Um comentário:

  1. Uma vez ouvi alguém dizer mais ou menos assim:
    "UM DIA A ÁGUA VAI SUPERAR O ÓLEO E FICARÁ POR CIMA"... Sendo a água cientificamente comprovada vida, a "Vida" dissipará a ação viscosa e inflamável do óleo e a vida voltará a ser vivida... Que Essa água que limpa, purifica, liberta... Esteja abrandando o fogo e lavando as manchas deixadas pelo óleo...
    Pois, essa Água também se utiliza de um detergente infalível para eliminar o óleo...
    O VERDADEIRO AMOR...
    rsrss
    parabéns pela mensagem...
    GEAZI

    ResponderExcluir